Mentira!

Estou no meu final de semana de folga. Então aproveitei e fui dormir bem tarde ontem e hoje acordei umas 9 e pouco. A Claudia e eu ficamos conversando quase a manhã toda e lá pelas 11h ela falou que iria à academia e se eu queria uma carona para algum lugar.
Falei que gostaria de ir ao Blue Route. Ela falou que teria mesmo que ir até lá e lá fomos nós!

Fizemos umas comprinhas básicas para a casa e como eu já tinha desistido de andar novamente no Red Bus decidi pegar um cinema. Assisti mais uma vez Breaking Down. E dessa vez consegui entender a maioria das coisas que eu não havia entendido da primeira vez. Agora estou satisfeita!
Saí do cinema duas e pouco e decidi voltar para casa porque não queria fazer mais nada e precisava fazer minhas unhas. Quando eu estava no taxi notei um SMS no meu celular. Da Claudia, claro. Ela estava me perguntando se eu podia ficar com o Leo a noite para ela sair. Daí pensei que como a minha vida social anda muito agitada aqui na Africa do Sul – vocês tem acompanhado todos os convites para sair que eu recebo – falei que poderia sim, além do mais é uma graninha extra que entra.
Então enquanto ela se arrumava ficamos conversando e o Leo se divertindo entre o computador dela e a TV. No horário combinado ela saiu de casa e o Leo ficou bem, sem chorar nem nada. Jantamos, assistimos um pouco de TV, banho-banho, dente-dente, cama-cama. Daí começou o meu suplício!
Bom, não é novidade para ninguém que ela ficou 3 dias fora de casa. Com a saída dela hoje a coisa se complicou mais ainda. Tudo pronto para dormir e o Leo começou a chorar e a chamar pela mãe. Um choro triste, sentido. De quem está muito magoado.
Fiz de tudo para acalmá-lo. Até o convidei para dormir comigo no quarto de hospedes – que ele adora – e nada! Eu já havia esgotado todas as minhas possibilidades e apelei: “quer falar com a mamãe?”. Claro que ele respondeu que sim. Peguei o telefone e pedi para ele parar de chorar para poder falar com a mãe dele. Ele se acalmou um pouco. Liguei e ela não atendeu. Mandei um SMS e falei para ele que ela estava muito ocupada e que ligaria de volta em seguida.

Nessa altura já estávamos no quarto de hospedes e eu fazendo de tudo para acalmá-lo. Disse até que eu não mentia para ele e que a mãe voltaria ainda hoje e que ele poderia dormir com ela se ele quisesse. Daí ele resgatou uma história do DVD da turma da Mônica onde o Chico Bento fala sobre mentira e o Leo ficava repetindo a palavra MENTIRA. Nessa hora eu percebi que ele não sabia o que era mentira e lá fui eu tentar explicar...
Mas como explicar para uma criança de 4 anos cujo idioma materno é o inglês – gente ele pensa em inglês, é uma graça – o que é mentira falando em português? Eu precisava de um exemplo prático e apelei...
A Ruby estava dormindo, aos roncos, junto com a gente na cama. Então eu perguntei a ele onde ela estava e ele me respondeu que ela estava na cama. Eu perguntei fazendo o quê e ele respondeu, ainda choroso, que ele estava dormindo.
Daí falei para ele: e se eu falar que a Ruby está lá embaixo correndo atrás de um gato? Ele me olhou com um ponto de interrogação em seus lindos olhinhos castanhos, ainda cheios de lágrimas. E eu disse: é isso que é a mentira. É quando você diz uma coisa que não está acontecendo. E comecei a dar mais exemplos.
No final eu perguntei pra ele: Léo, a Ruby está lá embaixo? E ele, já sem lágrimas nos olhos, me respondeu que não, que ela estava conosco. Eu confirmei e falei: isso mesmo, isso é verdade, ela está aqui com a gente. Se a gente falar que ela está lá embaixo é uma mentira. Então acredite em mim quando eu digo que a mamãe vai voltar ainda hoje e que você vai poder dormir na cama dela, porque eu não falo mentira para você. Falar mentira é muito feio!

Depois disso ele foi se acalmando e lá pelas 10 e pouco dormiu. A Claudia só viu meu SMS as 11:30h e me respondeu perguntando se estava tudo bem. Eu disse que sim, que ele já estava dormindo e para ela não se preocupar. Ela respondeu novamente dizendo que de qualquer maneira já estava voltando para casa.
Ela chegou meia noite, acordou ele e nós duas ficamos conversando sobre tudo – a saída dela e o chororô do Leo. Eles foram para a cama dela, conforme eu havia prometido – porque eu não falo mentira – e agora eu estou no meu quarto, prontinha pra dormir.

Amanhã acho que vou pegar um cineminha de novo...

#VaiCarol

Comentários

  1. Bom, pelo menos se algum dia na vida dele, ele ver um presidente barbudo aparecendo na TV, se justificando por roubalheira no governo, dizendo "eu não sabia de nada", ele já vai saber que é mentira !!!!

    ahahahhaha !!!!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKK
    Tadinho dele! Ele ainda está tentando entender a subjetividade do que é mentira e verdade nos pequenos fatos do dia-a-dia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kids, frio, neve, novidades, aniversário e curso

Sensações

Me, myself and Leo