Enquanto eu andar distraído...

Como eu postei aqui segunda-feira fui passear no Red Bus e foi um passeio bem legal... Mas eu também comentei – acho que os mais atentos perceberam – que eu peguei o trem “errado”. Eu acabei chegando em Cape Town, mas demorei bastante e desconfiei que eu havia passado por Cape Flats.
Pois bem, hoje perguntei pra Caroline sobre esse trem e quase apanhei dela! Ela falou que eu fui louca de pegar aquele trem e que nem ela – que nasceu, cresceu aqui e é colored – tem coragem de pegar aquele trem e “passear” por Cape Flats... Que mesmo ela nunca foi na maioria daqueles lugares e que, graças a Deus, eu não desci do trem em alguma estação porque eu nunca conseguiria volta pra Retreat.
Deixe-me explicar: Cape Flats é a região onde todos os coloreds – incluindo o pessoal de Distric 6 – foram enviados quando o governo do Apartheid desocupava áreas e as tornava áreas para brancos. Os índices de violência em Cape Flats são mais altos que no resto da cidade e assaltos, estupros e assassinatos acontecem até mesmo dentro dos trens!

Mas agora é minha vez de me explicar: eu não tinha ideia do que estava fazendo! Já peguei o trem milhões de vezes na plataforma 3 pra ir pra minha escola e ele sempre foi pelo mesmo caminho – pra minha sorte! – naquele dia eu nem perguntei se o trem ia para Cape Town, pois eu estava certa que iria, afinal já estou acostumada a isso. Só que eu não tinha nem a menor ideia de que alguns trens que partem da plataforma 3 vão para Cape Flats, ninguém nunca tinha me falado isso. E também não sabia como perguntar se iria passar pelo caminho que eu estou acostumada ou por outro caminho – agora a Caroline me ensinou: “sempre pergunte se o trem saindo da plataforma 3 passa por Wynberg”, esse é o caminho que eu estou acostumada, que passa por Claremont e vai até Cape Town.

Enfim, mais uma vez me sinto muito abençoada e agradeço a todos que tem rezado por mim – continuem, eu realmente preciso – porque mesmo sem querer eu “passeei” sozinha por uma das regiões mais perigosas de Cape Town e estou aqui pra contar a história!
Confesso que já tinha passado por lá de carro junto com a Julia (http://vaicarol.blogspot.com/2012/02/passeios.html) e havia achado a região super bonita e nem percebi todo esse perigo que a Caroline me falou. A questão é que eu acho que a Julia passou comigo pelas melhores partes, com as casas mais bonitas e pessoas com melhores condições de vida. Porque o que eu vi, do trem, não foi nada bonito. Eu realmente fiquei com um pouco de medo, mas não tinha o que fazer além de esperar e rezar para que o trem estivesse indo pra Cape Town.

Se serve de consolo pelo menos agora eu sei para onde alguns dos trens que saem da plataforma 3 vão e sei como evitar pegá-los. Também prometi pra Caroline que não vou “passear” sozinha por Cape Flats de novo, pra ser honesta eu não pretendo ir pra lá novamente. E eu só tenho mais uma semana aqui, acho que não tem como eu me meter em outras roubadas como essa...

#VaiCarol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kids, frio, neve, novidades, aniversário e curso

Sensações

Me, myself and Leo