Seis meses!

Caramba! Já faz seis meses que estou aqui em Cape Town e, às vezes, parece que cheguei ontem! Quando vejo o número de possibilidade de coisas para fazer por aqui penso que eu precisaria de pelo menos mais um ano para fazer tudo, conhecer mais pessoas, lugares e baladas...
Mas quando penso em tudo o que já passou aquele 1° de novembro de 2011 parece um passado distante, muito além de seis meses.

Logo que eu cheguei aqui eu comecei a fazer uma lista das coisas que eu sentia falta para postar no blog, a lista ainda existe, mas eu nunca postei porque ela estava em constante transição. Hoje só pensei nela por causa desse post e achei interessante compartilhar:

Uma das coisas que eu coloquei nessa lista era que eu sentia falta de conseguir manter uma conversa razoável com um adulto – que não fosse a Claudia – por mais de 5 minutos. E hoje eu posso passar horas conversando em inglês com alguém. Tudo bem que certos temas como política ainda são um pouco difíceis para eu conversar em inglês, mas quem quer falar sobre política?
Outras coisas que eu coloquei que sentia falta era do chocolate brasileiro, da Coca-Cola – sim são diferentes, a Coca daqui é mais doce e tem bem menos gás – da Nova Brasil FM, a rádio que eu costumava ouvir, de filmes legendados e do meu carro. Hoje eu já nem lembro mais o sabor do chocolate brasileiro, já me acostumei com o daqui; eu nem lembrava de ter colocado a Nova Brasil FM na lista, eu ouço uma rádio aqui super legal, Kfm. É uma rádio que mistura música e notícias, inglês e afrikaans, muito legal mesmo! E agora consigo entender as letras de todas as músicas. Ontem eles tocaram Imagine dos Beatles! Também não sinto mais falta de ter um carro, o transporte público não é dos melhores, mas eu me viro bem com o que tem e e às vezes eu posso usar o carro da Claudia – quando ele está funcionando.

Olhando para trás lembro de episódios como quando o motorista do busão me falou alguma coisa e eu não entendi, lembro da festa que teve aqui em casa, em Dezembro, pro pessoal que trabalha com a Claudia e eu não conseguia entender a Mandy. Lembro da Ester falando pro filho dela falar devagar comigo porque eu estava aprendendo inglês e da Julia e da filhinha dela querendo aprender palavras em português.

Lembro do Natal na casa da Catherine e de que eu comecei a me sentir segura lá, com a paciência e a bondade dela em entender o meu inglês e da Claudia me incentivando cada vez que eu usava uma expressão corretamente. Lembro do Revellion na casa da Beth e como eu já estava me sentindo super segura pra falar com todo mundo.

Realmente não sei bem quando eu passei a entender o inglês como eu estou entendendo agora, mas lembro da minha primeira sessão de cinema, de voltar a pé pra casa e de chegar aqui com as amigas da Claudia – Donna, Faith e a outra que eu não vi mais – e tentar explicar em inglês que eu tinha gostado do filme e entendido a maior parte. Hoje eu entendo 100% de qualquer filme que eu assista, não preciso mais de filmes legendados.

Lembro do Blue Route pequenininho, só com dois corredores e do “marco” que havia no meio dele mostrando o progresso das obras e a placa dizendo que a reinauguração seria em abril de 2012 e parecia tão longe... E hoje o shopping já ta lá: lindão, com dois pavimentos, 10 salas de cinema e garagem no subsolo! A sensação que eu tenho é que ele “cresceu” junto comigo, junto com a minha autoconfiança e com a melhora do meu inglês.

Também lembro do meu primeiro dia de aula e da turma do pré-intermediário que eu fiquei por um mês, mas o melhor foi voltar em janeiro para a turma do intermediário, com o Craig e os meninos e começar a fazer amizades de verdade! Vou sentir falta daquela galera!!!

Acho que vou sentir falta de muitas coisas por aqui, mas assim como a Claudia não vou sentir falta da nossa casa ou do lugar onde moramos. A casa é gigantesca pra nós 4 – Leo, Claudia, Ruby e eu – e fica longe de tudo e todos! Mentira: fica perto do consulado, só...

Ah, com certeza vou sentir falta da Caroline! Ela sempre foi incrível comigo! Uma pessoa super especial que já sofreu tanto e que merece tudo de melhor que a vida tem a oferecer. Se eu pudesse embrulhava ela junto com as minhas coisas e levava ela pro Brasil comigo! Ela tem o mesmo sonho que eu tenho: de conhecer o mundo. Mas a vida dela é bem diferente da minha... Ela já teve oportunidade de ir trabalhar nos States com outra família e não foi porque não queria deixar os filhos aqui. Agora além dos filhos, ela tem uma netinha de 1 aninho, então definitivamente ela não vai sair do país.

Eu escrevi tudo isso pra dizer que apesar da distância da família e dos amigos, apesar dos apuros que eu passei aqui e da saudade eu estou feliz! Conheci pessoas muito especiais aqui – inclusive minha amiga gaúcha Juliana – que nunca vou esquecer! Conheci um lugar maravilhoso, paradisíaco e descobri que a água do mar pode ser muito gelada! Conheci uma nova cultura, novos idiomas e realizei sonhos malucos como tocar em leões e mergulhar com tubarões. Fiz programas de turistas, conheci muitos diplomatas – americanos e brasileiros – e descobri que os diplomatas são gente como a gente. Não! Eles são gente MELHOR que a gente! Aprendi que os diplomatas são pessoas melhores que a gente porque eles tem o coração do tamanho do mundo. Eles sabem o que é estar longe de casa, sentir saudade da família e dos amigos e de coisas simples como um prato de comida ou do animal de estimação. Eles conhecem a dificuldade de aprender um novo idioma, são solidários e fazem de tudo para te entender.

Sem falar na Claudia e no Leo. Sinceramente eu acertei a Mega Senna acumulada! Eu não poderia ter ido parar em uma família mais especial, mais carinhosa e atenciosa que essa! Não sei se outra host faria tudo o que a Claudia fez por mim aqui em CT. Ela me apresentou os amigos dela, ela me leva pra sair com eles, ela me trata como uma amiga e não uma empregada, ela escuta minha histórias com atenção e carinho, confia em mim e me apóia em tudo o que eu faço com o Leo. Ela é incrível!
E o Leo, meu Deus! Ele é uma das crianças mais doces que eu já tive contato. Ele é tão consciente com relação aos sentimentos das outras pessoas e ele realmente se preocupa e se esforça para te deixar feliz! Sem falar que ele é super obediente e bonzinho! Pensando em voltar pro Brasil sei que vou deixá-los depois de um tempo e isso me dá um aperto no coração. Aprendi a amar esses dois como se fossem da minha família! Eles sempre vão ter um lugar especial no meu coração!

Seis meses se passaram e eu cresci muito! Voltei a ser a ser pessoa autoconfiante que eu era, vivenciei experiências que eu nunca imaginei que viveria, melhorei meu inglês, me tornei vegetariana e conheci pessoas incríveis! Sou suspeita em falar isso, mas tenho certeza que viver em outro país, qualquer país no mundo, é uma das experiências mais ricas na vida de qualquer pessoa e apesar dos apuros e dificuldades vale muito a pena! Eu recomendo!

Em duas semanas estou voltando pro Brasil, por 5 dias. Espero matar as saudades de todo mundo, mesmo que rapidinho, e depois embarco pros States. Vou pra San Francisco por 4 semanas e depois Washington DC. Vai ser muito legal!
E em 30 de julho estarei de volta no meu Brasil brasileiro... Por quanto tempo? Não sei! Ainda não tenho planos para o futuro!

#VaiCarol

Comentários

  1. O que mais dizer além de PARABÉNS!!!! ???

    E quem te conhece sabe que voce vive mesmo a frase do Fernando Pessoa que voce adora citar:

    "Somos do tamanho dos nossos sonhos"

    Milhões e milhões de parabéns! Você me enche de orgulho!!!! E só um pouquinho de "eu te disse!" ihihihih....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kids, frio, neve, novidades, aniversário e curso

Sensações

Me, myself and Leo